quinta-feira, agosto 19, 2010

Instituto Vivo e Curso de Audiodescrição

Instituto Vivo e Curso de Audiodescrição

Na foto, a professora Livia Motta está em pé, falando de frente para um grupo de pessoas sentadas em um auditório com poltronas azuis.


Em Junho rolou o primeiro curso de Audiodescrição em Porto Alegre, e tive o prazer de participar! O curso foi promovido pelo Instituto Vivo e ministrado pela professora Lívia Maria Villela de Mello Motta, doutora em Línguística Aplicada e Estudos da Linguagem.

Foram quatro encontros presenciais realizados no auditório da Vivo e a turma foi formada por colaboradores da Vivo, jornalistas, atores, dramaturgos, publicitários, professores e presidente de instituição ligada à Responsabilidade Socioambiental.

A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que amplia o entendimento das pessoas com deficiência visual em eventos culturais, turísticos, esportivos, sociais e pedagógicos, por meio de locução gravada ou feita ao vivo inserida ao som original.

A prática da audiodescrição já é uma tradição na Vivo, por meio das peças em cartaz no Teatro Vivo, e em eventos patrocinados com o Eu Vivo Cinema PanAmericano, Festival de Cinema de Gramado, Festival de Teatro de Curitiba, Natal Luz e Teatro Amazonas.

Além das 25 horas de aulas presenciais, foram realizadas 20 horas de atividades em ambiente virtual de aprendizagem, com fóruns, troca de e-mails, postagem de materiais pela professora e atividades feitas pelos alunos.

Durante os encontros recebemos informações teóricas sobre as pessoas com Deficiência Visual, suas necessidades e atividades desenvolvidas para esse grupo e também realizamos exercícios práticos de sensibilização.


Na foto, pessoas sentadas em duplas. Um da dupla está vendando, e o outro cochicha em seu ouvido.

O grupo ficou super entusiasmado, e incentivados por Livia Motta, Iria Waleska Gauterio Pedrazzi e Camila Andrade Da Rocha, os participantes decidiram enfrentar o desafio de colocar em prática o aprendizado através da participação na 13ª Semana Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência! Organizamos uma programação cultural acessível com sessões de cinema, teatro e um passeio turístico por POA - tudo com Audiodescrição, obviamente!

Na foto, a turma do curso de Audiodescrição juntamente com a professora Livia Motta, dentro do auditório. Todos estão sorridentes.

Em breve postarei a programação e o making of das atividades preparadas por essa turma do barulho!!!

Um comentário:

Blog da Audiodescrição disse...

Making of das atividades?

Publica logo, vai! Estou super curioso... risos