sábado, agosto 28, 2010

Encerramento com chave de ouro!

Ontem, a apresentação da Rádio Chulé fechou a Programação Cultural Inclusiva da 13° Semana dos Direitos da Pessoa com Deficiência!

Na foto, os personagens da Rádio Chulé: Bartolomeu de Bormiches (César Benites) e Vanderlúcia Sadonina (Letícia Schwartz) posam sorridentes sobre o palco. Vanderlúcia veste blusa branca com colete azul marinho, saia branca de babados e meias listradas coloridas. Ela usa peruca verde limão, chapéu colorido e óculos com uma armação redonda enorme. Bartolomeu veste um paletó laranja, uma bermuda branca e meias listradas nas cores do Brasil. Ele está segurando o seu violão, e usa óculos e uma cartola de tecido colorido.

Pela primeira vez um espetáculo gaúcho ganhou versão audiodescrita, e já de cara o pessoal inovou na forma de utilização do recurso!

Geralmente a audiodescrição é feita por um audiodescritor, que não faz parte do espetáculo. Esta pessoa descreve, de maneira discreta, o que está acontecendo visualmente no espetáculo.

Ao contrário disso, o pessoal da Rádio Chulé (César Benites e Letícia Schwartz), juntamente com alguns dos profissionais do curso de AD da Vivo (Márcia Caspary, Jorge Rein e Teresa de Deos Vireira) optaram por inserir mais uma personagem no espetáculo. Os acontecimentos visuais do espetáculo eram narrados pela personagem Audides Cristina, interpretada por Márcia Caspary. A personagem tinha uma voz e um jeito característico de falar que acomanhava o clima do espetáculo.

A AD foi feita ao vivo e quem esteve por lá gostou do que ouviu!
Esse foi recém o primeiro espetáculo teatral em POA com esse recurso, então..TEMOS MUUITO TRABALHO PELA FRENTE!

Gostaria de parabenizar todos os que participaram de uma forma ou de outra dessa semana super especial em POA, e agradecer muito aos amigos, colegas e parceiros que ajudaram a divulgar! VALEU!!!

Confiram ainda algumas fotos da sexta-feira...com AD claro! : )


Na foto, Audides Cristina (Márcia Caspary) está sentada na beirada do palco, com os pés apoiados na escadinha de subir no palco. Ela está toda sorridente e usa peruca rosa. Veste Blusa listrada preta e cinza, colete preto, saia listrada preta e branca com barra de babados em tecido xadrez; usa meias listradas vermelha e branca.


Na foto, público assiste ao espetáculo Rádio Chulé no Auditório da Prefeitura. Sobre o palco estão os personagens Bartolomeu de Bormiches (César Benites) e Vanderlúcia Sadonina (Letícia Schwartz). Sentada na escadinha do palco está Audides Cristina (Márcia Caspary), e logo à frente do palco, à esquerda está uma tradutora de Libras. Entre o palco e a platéia estão três meninos enfileirados, de frente para o público parados com os braços para cima; eles estão participando das brincadeiras propostas pelo espetáculo.


Na foto, Bartolomeu de Bormiches (César Benites), Adilso Luis Pimentel Corlassoli (Presidente do COMDEPA), Audides Cristina (Márcia Caspary), Tarcizio Teixeira (Secretário Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social) e Vanderlúcia Sadonina (Letícia Schwartz).


Confira aqui um trechinho da audiodescrição do espetáculo...



2 comentários:

Blog da Audiodescrição disse...

Magali e todos,

Parabéns por mais esse trabalho que ertamente encantou a todos!

Deixa eu te pedir um favorzinho: altere esse post colocando um link para abrir o vídeo na página do Youtube. É que neste formato que você publicou fica impossível para nós cegos ativarmos a exibição do vídeo...

Magali Hochberg disse...

OLÁ! Pedido atendido!
Aí está o link pro video no youtube!
Obrigada pela dica e desculpe a minha ignorância sobre esta questão! Aos poucos a gente vai aprendendo.. Vou colocar em link do youtube também os vídeos do recital especial que postei no meio da semana!
Um grande abraço, Magali