quinta-feira, agosto 26, 2010

Cinema com AD na P.F. GASTAL

Na manhã de hoje teve mais uma sessão de SANEAMENTO BÁSICO, O FILME com AD!!!


Na foto, Jorge Furtado (diretor de Saneamento Básico, o Filme) está sentado de frente para a platéia da sala de cinema P.F. Gastal. Em torno dele estão algumas pessoas atentas ao bate-papo que ocorreu depois da sessão do filme. Ao fundo está a telona branca do cinema. A sala tem carpete e poltronas vermelhas.


A exibição ocorreu na Sala P.F. Gastal da Usina do Gasômetro e contou com a presença de Jorge Furtado e Giba Assis Brasil, sócios da Casa de Cinema de POA e responsáveis pela direção e montagem do filme, respectivamente.

No final da manhã rolou um super bate-papo sobre cinema e audiodescrição, e tivemos a oportunidade de ouvir a opinião dos cineastas sobre o assunto. Jorge Furtado está muito empolgado com a AUDIODESCRIÇÃO, e elogiou o trabalho realizado em Saneamento Básico!

“A audiodescrição me permitiu perceber detalhes que não estavam valorizados em cena e que são importantes”
, comentou o diretor Jorge Furtado durante o bate-papo.

A Casa de Cinema está muito interessada em continuar a inserir AD em seus filmes! Eles comentaram também sobre o lançamento de alguns de seus filmes terem incluído legenda em português para o público de deficiêntes auditivos.

Ouvimos alguns depoimentos de deficientes visuais que confessaram ter tido experiências traumáticas com o cinema durante sua infância e adolescência - pois não conseguiam entender o que estava acontecendo nos filmes, e quando algum amigo ou familiar tentava cochichar no ouvido as pessoas em volta reclamavam. O pior era quando tentavam assistir a um filme internacional sem dublagem. Esse tipo de situação os afastou do cinema, e somente agora, com a Audiodescrição, eles estão começando a tomar gosto pela sétima arte! A AD é realmente um instrumento de inclusão cultural fantástico!

Na foto, Jorge Furtado está sentado de frente para a platéia da sala de cinema P.F. Gastal durante o bate-papo que ocorreu após a exibição do filme. Perto dele estão Iria Pedrazzi (da comunicação da Vivo) e Giba Assis Brasil. Jorge Furtado veste um blusão preto e calça jeans azul. Todos sorriem.


Na foto, Jorge Furtado e Giba Assis Brasil posam ao lado do público de pessoas com deficiência visual. Eles estão em meio às poltronas da platéia da Sala de cinema P.F. Gastal.

Gostaria de deixar registrada a presença do ilustre Adilso Luis Pimentel Corlassoli, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEPA), que também esteve prestigiando o grupo de artistas franceses ontem à noite na Casa de Cultura Mário Quintana.

Nenhum comentário: